domingo, 8 de novembro de 2009

Por um triz...


A foto que está aí ao lado é apenas ilustrativa, porque é exatamente sobre o município de Ijui que quero refletir, mas diretamente sobre a funcionalidade das rotatórias. O relato que ouvi está semana por conta de uma colisão violenta ocorrida na rótula da rua das chácaras com a josé gabriel é digno da afirmação, "Por um triz". O motorista de um chevet, vizinho meu, contou-me o seguinte. "Eu chegava na rótula a mais ou menos 15 Kmh, olhei para os dois lados e não avistei nada. Ingressei e quando quis reagir era tarde. Meu carro foi atingido por um gol que vinha pelo menos as 80Kmh, felismente fui atingido no lado do caroneiro, se não, não estaria aqui para contar a história. VI A MORTE DE PERTO". A batida segundo ele foi tão violenta que o Chevet teve perda total, se transformou num L, como se diz na giria. O rapaz, um trabalhador como muitos, tem hoje um corte na testa, outro nas costas e está com o joelho esquerdo inchado, sem contar a dor na coluna pelo impacto, e o trauma. "A primeira coisa que me veio a cabeça foi meus dois filhos"
A pergunta é. Quem tem preferência na rótula? Porque muitos motoristas quando estão numa via com rotatória não entendem que a partir da colocação da interseção, tal via deixa de ser preferencial. Talvez pudessemos repensar a possibilidade de colocação de redutores de velocidade antes das rotatórias.
Este é um motorista que sobreviveu para de certa forma fazer um alerta.
Chegamos a um ponto em que campanhas de conscientização e conhecimento sobre regras de trânsito não bastam mais.
Esta é uma questão para ser discutida por todos, literalmente, não vamos esperar uma tragédia acontecer.
Me ajudem...

A. Brito.

2 comentários:

  1. Ola amigos!Que história esta hein? Tem muita gente que anda faltando as aulas no CFC's na hora de aprender a circular em uma rótula. Ainda bem que este rapaz sobreviveu. Olha amigos, isto não é perseguição, mas acontece sempre quando estou por perto. Estava eu passando pela rua 15 de novembro ontem a tarde na esquina com a 14 de julho, quando vi aquela fila de carros e imaginei que era por causa do horário de pico, pois faltava 15 minutos pras 6 da tarde e como a 14 é preferencial seria este o motivo da fila. Mas pasmem..... Não era por causa do fluxo dos veículos na 14 de julho, mas sim o carro do Vereador Rubem Jagmim desembarcando 2 pessoas em pleno horário de ruhs. Sim, um vereador que costuma brigar por causas nobres contra a administração, desembarcando passageiros no meio da rua. Imaginem o businaço que ocorreu na hora. Mau exemplo. Não por se tratar do Vereador Jagmim, mas por ser uma imprudencia. Claro que ele não seria multado pois a nossa fiscalização nesta cidade deixa a desejar. Seja vereador, seja qualquer um. E isto que fazem seguidamente campanhas de educação no trânsito. Outra coisa que quero relatar é em relação , ou melhor, diferença entre Motoqueiro e Motociclista:
    MOTOQUEIRO: É aquele que gosta de aventuras sobre duas rodas. Adrenalina pura. Custama andar nas cidades cortando pelas laterais dos carros. Passando em alta velocidade pelos canteiros, fazendo um barulho enorme com canos de descarga.
    MOTOCICLISTA: È aquele que costuma andar tranquilo, sem pressa de chegar a um determinado lugar, sem querer sentir adrenalina pura, aventura, mas que as vezes faz coisas pior que um motoqueiro. Não estou me desfazendo dos motoqueiros, mas sim tentando fazer com que a a população não confunda estas duas palavras. Qualquer coisa que acontece: "FOI UM MOTOQUEIRO".
    Certo amigos? Obrigado Pela Atenção.

    ResponderExcluir
  2. Geovane, olá, finalmente fizeram uma materia sobre este assunto. Tambem sou motorista e fico impressionado com o descaso de alguns motoristas em relação a regras de transito nas rotatórias. existem alguns poucos motoristas que menospresam as regras de transito e "acham que a rua é sua". Casos como este relatado que fatalmente ocorreu acidente, não são maiores na estatistica pois existem motoristas conscientes. Se colocarem uma camera em cada rotula da cidade para apenas verificar as infrações de transito com o unico objetivo jornalistico, ficaremos pasmos, pois são muitos os erros. Tem gente que chega a cometer ultrapassgens em rotula, um absurdo, colocando a vida de muitos em perigo. Em ijui ninguem respeita as rotulas, não sei dizer qual seria a solução, como bem comentado, acho que um redutor de velocidade antes da mesma ajudaria...

    ResponderExcluir