sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Horror no Haiti

Enquanto os primeiro 16 militares brasileiros atingidos pelo terremoto de sete graus na Escala Richter vão retornando ao Brasil, no Haiti continuam as buscas por sobreviventes e pessoas que morreram sob os escombros de Porto Príncipe, capital do país. Imagens de agências de notícias mostram o caos que a população está vivendo no país caribenho. A foto abaixo mostra uma cena impressionante: é possível enxergar os pés de pessoas que estão sob os escombros. Acima, a população que sobreviveu ao terremoto tenta, de alguma forma, resgatar essas pessoas.




Como se não bastasse o próprio clima permanentemente tenso o qual o país vive, também há dificuldades no repasse de alimentos e o sistema de saúde local é muito precário. É nesses momentos, porém, que a solidariedade das pessoas vem à tona. O planeta todo está mobilizado no sentido de auxiliar, de alguma forma, a população atingida pelo tremor.

Para piorar a situação: a projeção inicial de que o número de mortos ficaria entre 45 e 50 mil vítimas, agora é de 50 a 100 mil, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).

- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon requisitou, de forma urgente, a doação de mais US$ 550 milhões para que a Organização possa ajudar as vítimas no Haiti.

- E o enterro da coordenadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, que morreu durante o terremoto no país, acontece neste sábado, às 14h.

Mateus T.

Um comentário:

  1. "SHPT" = síndrome hipócrita pós tragedia (anunciada em muitos casos)

    Que bonito os discursos com tanta emoção e solidariedade escrito por outrem e quase que declamado por líderes de paises com respeito ao fato ocorrido no miserável HAITI , ora o país é o mais pobre e infame da américa como todos sabem, ma sentão porque é que somente depois de tal tragédia que todos viram seus olhares para o HAITI, porque somente agora milhoes e milhoes são liberados para ajuda??!! Todos sabem que os haitianos passam fome e sede, mas nada é feito.
    Agora redes de TV e rádio de todo o mundo so falam em Haiti antes mau sabia-se da existência de tal país.
    Na Àfrica o povo passa fome, sede.... vamos esperar por um terremoto ou algo do gênero para que o mundo mande ajuda a eles também.

    ResponderExcluir