Enquanto os primeiro 16 militares brasileiros atingidos pelo terremoto de sete graus na Escala Richter vão retornando ao Brasil, no Haiti continuam as buscas por sobreviventes e pessoas que morreram sob os escombros de Porto Príncipe, capital do país. Imagens de agências de notícias mostram o caos que a população está vivendo no país caribenho. A foto abaixo mostra uma cena impressionante: é possível enxergar os pés de pessoas que estão sob os escombros. Acima, a população que sobreviveu ao terremoto tenta, de alguma forma, resgatar essas pessoas.
Como se não bastasse o próprio clima permanentemente tenso o qual o país vive, também há dificuldades no repasse de alimentos e o sistema de saúde local é muito precário. É nesses momentos, porém, que a solidariedade das pessoas vem à tona. O planeta todo está mobilizado no sentido de auxiliar, de alguma forma, a população atingida pelo tremor.
Para piorar a situação: a projeção inicial de que o número de mortos ficaria entre 45 e 50 mil vítimas, agora é de 50 a 100 mil, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).
- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon requisitou, de forma urgente, a doação de mais US$ 550 milhões para que a Organização possa ajudar as vítimas no Haiti.
- E o enterro da coordenadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, que morreu durante o terremoto no país, acontece neste sábado, às 14h.
Mateus T.
"SHPT" = síndrome hipócrita pós tragedia (anunciada em muitos casos)
ResponderExcluirQue bonito os discursos com tanta emoção e solidariedade escrito por outrem e quase que declamado por líderes de paises com respeito ao fato ocorrido no miserável HAITI , ora o país é o mais pobre e infame da américa como todos sabem, ma sentão porque é que somente depois de tal tragédia que todos viram seus olhares para o HAITI, porque somente agora milhoes e milhoes são liberados para ajuda??!! Todos sabem que os haitianos passam fome e sede, mas nada é feito.
Agora redes de TV e rádio de todo o mundo so falam em Haiti antes mau sabia-se da existência de tal país.
Na Àfrica o povo passa fome, sede.... vamos esperar por um terremoto ou algo do gênero para que o mundo mande ajuda a eles também.