terça-feira, 20 de julho de 2010

E o Diploma?

O projeto de maior discussão na câmara foi o que tratou da mini reforma administrativa nesta semana. Por ser a sessão derradeira antes do recesso de inverno, foi a mais polêmica de maior troca de farpas entre os vereadores. Primeiro abordou-se a questão da coerência política, como se algum vereador tivesse CACIFE para falar sobre o tema. Mas é aquela história, cada um defende o seu, não é. Depois os vereadores concentraram as discussões no projeto do conselho tutelar que acabou sendo aprovado sem a exigência de formação superior para o desenvolvimento da função. Ai a gente pergunta. De que adiantou a matéria ficar na casa por oito meses em tramitação, se ao aprova-la os vereadores não mexeram no quesito que mais gerou discussão? Por fim os nobres edis debateram sobre o projeto da mini reforma administrativa. O projeto teve um retrocesso no que tange as exigências de formação para os servidores que ocupam cargos em confiança. Foi o que disse o vereador Gladimir Ribeiro do PSDB. Só para se ter uma idéia a lei 4.629 de 2006 previa a exigência minima de ensino médio completo para o exercício do cargo de secretário municipal. Já a lei aprovada ontem , a 4.920 de 2010 prevê que este cargo poderá ser preenchido por servidor com ensio fundamental, ou o primário. E isso se sucede em outras atividades, claramente apontando para uma acomodação, ou adequação daqueles que já desenvolvem funções e não tem formação , a legislação votada.
Enquanto muitos cobram formação, qualificação, experiência, na prefeitura de Ijui, para exercer cargos importantes com salários superiores a três mil reais por mês basta ter o ensino fundamental. VAI ENTENDER...

Brito

Um comentário:

  1. Bom dia.
    Estarrecida !!!
    Foi assim que fiquei na manhã de ontem ao escutar sobre a diminuição de exigência de escolaridade em cargos da Prefeitura Municipal. E não é um cargo só, são vários e com salários que podem ser considerados altos, levando-se em conta o salário mínimo. Numa época que as firmas/empresas estão exigindo e/ou incentivando seus funcionários a estudar, aprender, crescer a Prefeitura de Ijuí comete essse retrocesso. Qual a explicação "lógica" para essa decisão ??? Pois se não tiver uma explicação coerente para tal só posso pensar em interesses pessoais.
    No que tange ao conselho tutelar, na minha modesta opinião, parafraseando Luis Arnaldo, acho que os conselheiros deviam sim ter curso superior e que a graduação tenha a ver com o serviço prestado, pois lidam com crianças, famílias e isso deve ser bem feito, com conhecimento e com amor.

    ResponderExcluir