sexta-feira, 16 de abril de 2010

Quem são os insanos que fazem isto?




  A situação da escola Luis Fogliatto do Bairro Luis Fogliatto é mesmo complicada. Tem razão a professora Marli Gonzaga que dirige o educandário de pedir segurança. A comunidade escolar quer que um PM, destes que estão aposentados, mas que podem ser chamados para morar na escola, seja contratado o quanto antes para que os prejuizos sessem. Só neste ano é a SEXTA vez que fatos como os que visualizamos nas fotos acontecem, só que antes, sem a presença do FOGO. Nesta ultima vez os vândalos e arrombadores exageraram. E  Pior os alunos precisam estudar, mas livros foram queimados, portas e carteiras das salas quebradas, sem contar na depredação dos vidros.
Ta na hora de agir, chega de conversa não é coordenadoria de educação.

Brito.

A Lei do Conselho Tutelar

Foi boa a participação de publico na audiência pública realizada nesta quinta feira a noite na camara de vereadores, organizada pela comissão especial criada na casa para discutir o funcionamento do conselho tutelar. Duas frases ditas pelo Juiz da Infância e Juventude de Santo Angelo João Batista Costa Saraiva (ao centro) chamaram a atenção:
1º O conselheiro tem que ser altamente qualificado e preparado. Cada município tem o conselho tutelar que merece...
2º As crianças diferentemente do que a gente imagina são muito malvadas. Existe o imaginário de que as crianças são ingenuas, mas elas ainda arrancam as pernas das formigas só para ver se elas caminham, e arrancam asas das moscas, para posteriormente queima-las. Essa ilusão de que a criança é um ANJO eu não concordo.
Interprete você estas colocações.

Brito

No flagra

Esse cara aí da foto é o autor do assalto praticado hoje pela manhã na Mina loterias localizada na esquina da rua José Bonifácio com a 14 de julho. O larápio que tinha um comparça a sua espera no lado de fora da lotérica se descuidou e teve a CARA inteirinha gravada pelo sistema de video monitoramento da empresa. Agora compete a polícia colocar este LACAIO na cadeira. E olha a situação dele pode piorar, já que segundo as informações da polícia, o autor é Albergado e neste momento aí estaria fora do albergue com a desculpa de estar trabalhando. BEM , quér dizer, não deixou de ser uma verdade né? Ele escapou, a quantia levada não foi divulgada, como sempre, mas a prisão do assaltante é uma questão de horas.
Brito

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Na Clandestinidade


Material apreendido pela policia e prisões foram feitas. Dá uma olhada no material

O janio acompanhou tudo desde ontem a noite.

Negociação

Que situação prefeito Ballim. O executivo oferece 5,03% e os municipários pedem 9%. O prefeito oferece aumento no vale alimentação de 70 para 80 e os municipários querem reajuste de 70 para 120 reais. Educação cobra manutenção de acordo e além de tudo o que já está colocado querem o pagamento dos 2% referentes a equiparação salarial. E claramente servidores denunciam inchasso da folha, com N números de servidores estagiários e CCs contratados nos últimos dias nos diversos setores da municipalidade. Ballim está se vendo em Papos de aranha, é um embrolio, uma situação que está longe, ao que parece, de ser resolvida. E olha que a reposição do INPC do período não é nada mais do que o que já está previsto na Lei. Durma com um barulho desses.
Brito

Que situação hein?

Essa é uma realidade que acompanha moradores da rua 14 de julho a meses. A corsan substitui a rede de 300 milimetros e trocou registros nas três caixas existentes ao longo da via. Agora os moradores clamam pela celeridade da conclusão das ações no local. Ontem técnicos da corsan voltaram ao local para concertar um registro que estourou após o abastecimento ter sido retomado na rede. A pressão deve ter causado a PANI, que deixou por mais alguns minutos moradores sem água no local. A esperança é que a partir desta semana, tudo seja resolvido, inclusive a pavimentação seja recuperada, porque a situação no local é deplorável. Vamos combinar que para um município que se auto entitula polo regional, essa é uma imagem que não cai bem né?

Brito

Quanto Coco de Pombo

A imagem demonstra bem a situação em que se encontra a praça da república de Ijui por conta dos COCOS dos pombos que ali habitam. A preocupação com a sujeira e com o risco para a saúde pública foi externada em sessão da camara de vereadores. O secretário Copetti disse que uma LAVAGEM já foi feita a dias atras, mas a ação terá que ser repetida ao que se nota. Este é um problema dificil de ser resolvido, mas poderia ser amenizado, por exemplo, com os taxistas e empresários das imediações parando de alimentar com ração os pombos. Talvez a idéia do CARCARÁ seja viável. Não se trata de exterminio, mas sim de afugentar os pombos. Esta é uma ave carnivora e os POMBOS tem medo de seu canto e de sua proximidade. O fato é que do jeito que está não dá para ficar. É preciso que o poder publico para de contextualizar sobre o assunto e parta para a prática. Será para o município, a praça ficará limpa, e para a comunidade, que estará livre ou pelo menos com pouco risco de contrair doenças.

Brito

MARCO FICHAS

A reportagem da JM foi ontem ao bairro Osvaldo Aranha. Lá descobrimos uma senhora que trabalha marcando fichas no SUS para aquelas pessoas que não tem disponibilidade de tempo para posar na secretaria ou ficar na fila de espera. O preço cobrado: 25 reais, e se tiver mais que uma ficha para marcar duas ou mais pessoas vão para a fila. O fato chegou ao conhecimento do secretário Claudiomiro Pezzeta que afirmou: Esta prática vai terminar. Segundo ele, a partir do funcionamento da nova sede, haverá atendimento médico de clinicos gerais 24 horas por dia. Pezzeta disse que a pratica de marcação de fichas para o outro dia não será mais necessária. O secretário ironizou dizendo que a saúde não irá mais gerar renda em Ijui. Nesta quinta feira Claudiomiro Pezzeta está em Porto Alegre buscando a liberação da secretaria estadual da saúde para realização de exames de alta e média complexidade na nova sede da secretaria.
A marcação de fichas com cobrança para ficar na fila não é exclusividade de Ijui, esperamos que agora esta prática deixe de existir e as pessoas que procurarem os serviços na saúde publica tenham atendimento digno e não fiquem em filas, ou por dias a espera de atendimento.

Brito

terça-feira, 13 de abril de 2010

O que estaria acontecendo?

Esta fila aí é de alunos do IMEAB esperando pelo transporte escolar que segundo as informações estaria demorando uma hora aproximadamente para pegar os alunos na saida da escola. Nesta semana tal foi o atraso que monitores da escola municipal tiveram que "fazer um costado" aos alunos que alí aguardavam o transporte para irem para casa. A pergunta é. De quem é a responsabilidade pelo cumprimento de horários, até porque estas pessoas aí estão inerentes a uma situação , por exemplo, de assalto em via publica. Quem fiscaliza? Será que os transportadores estariam descontentes pelos valores que estão recebendo para desenvolver o serviço. São Perguntas que precisam ser respondidas, mas mais do que tudo, UMA HORA de atraso é inadimissível.
Brito.

Sem Privilégios

Oficiais de justiça acompanharam atentamente a sessao da câmara ontem e todo o seu roteiro. Queriam isenção na cobrança do estacionamento rotativo quando estivessem em serviço, conforme proposta encaminhada pela vereadora Rosane Simom do PC do B. No entanto os vereadores de situação acataram por cinco votos a quatro o VETO do prefeito Ballim por entenderem que a matéria tinha vicio de origem, e era inconstitucional. Agora novo rumo será dado ao caso, já que a pendenga deverá ser resolvida como garantiu o presidente Barriquelo da câmara de forma administrativa. Agora. Se tá dificil para os oficiais de justiça tirarem do bolso 50 centavos por meia hora de estacionamento, o que eu vou dizer do meu salário e de outros trabalhadores que sobrevivem com 1.4 salários mínimos por mês. Mas a questão não é essa. O problema no meu entendimento, e por isso acho que agiu acertadamente o prefeito, é que liberar o estacionamento para os oficiais de justiça abriria precedentes, para servidores de outras categorias.
Brito