quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Ijui precisa de secretaria municipal de trânsito? - 25

Sinaleiras não resolvem o problema hoje existente no trânsito das rotulas. Mesmo que haja sugestões para a troca assim como a que ocorreu na esquina das ruas das chácaras com a José Gabriel, em outros pontos da cidade com maior fluxo de veiculos esta não seria a saída. Alias a coordenadoria de trânsito do município está a descascar PEPINOS há tempos. Não há efetivo suficiente para atender a demanda que é crescente, e sequer há sinalização de contratações por concurso público. Só para que você que lê este post tenha uma idéia, especialistas em trânsito apontam que o ideal é UM AGENTE para cada MIL veiculos. No caso de Ijui hoje seriam necessários 45 para dar conta da demanda, no entanto só 13 atuam efetivamente no controle e fiscalização do trânsito. Um exemplo: Ijui tem 21 agentes. Porém OITO estão deslocados para outros setores linkados a coordenadoria, nucleo viário, administrativo e etc...Imaginem Dois acidentes concomitantes. É preciso deslocar pelo menos DOIS para atender cada UM. Como fiscalizar fluxo em outros pontos? É impossivel. Entendo que Bira Hertal tenha uma saída. Investimento em técnologia. Monitoramento eletrônico. Câmeras, pardais, radares, e um centro de controle com mão de obra qualificada. Mais: A coordenadoria de trânsito precisa ser transformada em Secretaria para melhorar sua estrutura. Talvez com investimento ao redor de SEIS milhões, muitos problemas seriam resolvidos. Se pensarmos que só neste ano Ijui arrecadou 10 milhões 150 mil reais em IPVA, seria possivel sim.
A administração não prega que caminha para um desenvolvimento sustentável? Chegou a hora de olhar para o trânsito local e pensar de igual forma. E eu nem falei aqui dos horários de pico, em especial quando chove. Tá aí uma boa pauta meu povo.

Brito

2 comentários:

  1. Mais uma vez parabenizo o exelente post. Tem se visto cada vez mais o aumento do numero de veiculos na cidade. O problema é que o efetivo de fiscalização não aumento ao ritimo da frota de veiculos. Eu como morador de Ijui vejo claramente essa dificuldades, o que não vejo e o esforço do poder publico para realizar projetos que diminuam os problemas do transito de Ijui.

    Como leitor frequente do blog POLÊMICA, sinto-me confiante para sujerir um post sobre um projeto de construção de uma Recicladora aqui noi meu bairro: xv Novembro. Agradeço se for atendido.

    Valdir Fucilini Junior.

    ResponderExcluir
  2. Desenvolvimento sustentável em Ijuí? Essa é boa... Muito se fala e não vejo nada... Desenvolvimento sustentável? Balela! Sonho utópico da galera da AIPAM.

    ResponderExcluir